Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Entrada Noticias Antena de Informação Europeia já em funcionamento

Antena de Informação Europeia já em funcionamento

Foi dado mais um passo no sentido de aproximar os cidadãos do Minho da União Europeia (UE) e das suas instituições. A Kerigma - Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social inaugurou a sua Antena de Informação Europeia, espaço que resulta de uma parceria com o Centro de Informação Europe Direct (CIED) de Barcelos, e que vem reforçar a nossa intervenção na comunidade no sentido da difusão de informação europeia.

Antena de Informação Europeia já em funcionamento

Assinatura do Protocolo de Colaboração

No passado dia 28 de Fevereiro foi oficializado, na Kerigma, o protocolo de cooperação entre a Kerigma e o CIED promovido pelo IPCA, dando assim luz verde a mais um serviço que passamos a dispor nas nossas instalações. O que se pretende é contribuir para que o cidadão europeu tenha uma maior consciência dos seus direitos e do mundo de possibilidades, oportunidades que a pertença à UE lhe proporciona.

Para Alzira Costa, coordenadora do CIED de Barcelos,  além de trazer informação aos cidadãos, o papel do CIED é também o de “recolher informação, perceber quais são as questões, inquietações dos cidadãos” para poder depois transmitir esses dados às instituições da UE.

Para crescer ,“acreditamos que é necessário estar integrado numa comunidade mais ampla, e esta não é uma convicção do momento, mas, que pelo contrário, faz parte da nossa estratégia institucional”, garantiu António Oliveira, presidente da direcção da Kerigma, acrescentando que desde 2005 que a Kerigma abraça projectos de âmbito europeu, sendo a única entidade portuguesa representada na Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA) e no Centro Europeu para Mulheres e Tecnologia (ECWT). Esta parceria com o CIED vem agora reforçar essa lógica.

No âmbito desta inauguração, teve também a palavra Susana Oliveira, do departamento de Cooperação Transnacional da Kerigma, a qual lembrou a relevância da cooperação transnacional, afirmando: “não fazemos nada sozinhos e, por isso, procuramos alianças fortes, que venham sustentar o nosso trabalho. A Antena de Informação e também uma “aliança estratégica, que nos dará a possibilidade de passar algum know-how à comunidade e a algumas entidades da região”, assegurou.

Na sessão esteve também presente o eurodeputado José Manuel Fernandes o qual mais uma vez apresentou a UE como um “espaço de oportunidades que nem sempre conhecemos”. Com as Antenas de Informação Europeia, a “Europa passa a estar mais perto”, estes espaços são uma “mais-valia para o território, para os habitantes, para as empresas e podem ser também uma mais-valia a nível económico”.

Para mais informação :http://www.ciedbarcelos.ipca.pt/

Acções do Documento

Caracterização

useng

Siga-nos no facebook
« Junho 2018 »
Junho
Do
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930
Parceiros

anqep.png


 cig.jpg


 iefp.png


 gov-pt.jpg


 ueuro.gif

Parcerias

cied   eaea

ecwt